PROJECTO TERRA ACTIVA

janeiro 4, 2010 at 3:17 pm Deixe um comentário


Em termos de comunicação para uma “cidadania cultural” são ainda insuficientes os projectos que ampliam as práticas culturais da população.
São precisos, pois, projectos e iniciativas que permitam à população, por um lado, interagir com as experiências culturais que a rodeia e, por outro, dar-lhe ferramentas que fomentem a criação e produção culturais. Nosso propósito é, justamente, fomentar e ampliar o acesso da população à cultura.
Introdução:

Apesar de cabo Verde ser um País reconhecido por uma vasta cultura, temos poucos espaços de divulgação cultural nos meios públicos e privados de Comunicação Social.

Não raras vezes, todos os esforços dos produtores de informação cultural, centram-se no relato noticioso das actividades. Seja um filme, uma peça teatral, um espectáculo de dança, um fórum, uma exposição ou um livro; a informação se esgota na notícia em si. Falta a consideração de que a acção cultural só se completa, de facto, quando é compreendida pelo público.

Partilhando este mesmo sentir das autoridades, criadores e produtores culturais, decidimos pela elaboração, apresentação, produção e realização do Projecto Cultura.

OBJECTIVOS:

Informar a população sobre a produção cultural em Cabo Verde e, por outro, formar e estimular o produtor cultural de forma a melhor empreender os seus projectos culturais;

Ser um espaço para a divulgação, o debate e a compreensão dos aspectos tradicionais da cultura cabo-verdiana e, ao mesmo tempo, de promoção dos novos talentos e das novas tendências na área das artes e do espectáculo;

Colocar à disposição dos empreendedores culturais um conjunto de informações capazes de fomentar iniciativas culturais que contribuam para o reforço da identidade nacional e sejam sustentáveis do ponto de vista económico.

RESULTADOS ESPERADOS:

Com a difusão televisiva do objecto deste Projecto os criadores e, sobretudo, os produtores e agentes culturais ficarão na posse de conhecimentos que lhes permitam, por exemplo, saber elaborar e formatar projectos de âmbito cultural; enquadrar projectos na Lei do Mecenato; saber os factores que valorizam projectos; conhecer as fontes de financiamento e proceder convenientemente à captação de recursos; elaborar planos de marketing cultural;

Criar um canal para a informação e divulgação dos acontecimentos culturais do País, das iniciativas da população, da legislação aplicável ao sector, bem assim de exemplos empresariais na promoção da Cultura nacional são também resultados a atingir;

Esta iniciativa deverá resultar num desafio aos demais produtores para que à Cultura seja dado o devido e merecido destaque no panorama audiovisual cabo-verdiano, quer seja Televisão ou Rádio;

Outrossim, através de acções – em parceria com instituições culturais e figuras de inegável competência técnica – deverá fomentar acções culturais que sejam a um tempo enriquecedor da nossa identidade nacional e contribuam para a sustentabilidade económica do País e sua Cultura.

NECESSIDADES:

Recursos Humanos (Jornalistas, Locutores, Repórter de Imagem, Relações Publicas, Produtor, apresentador, Editor e Realizador) e Recursos Materiais (câmeras e acessórios, microfones e acessórios, vt, monitores, maquina fotográfica digital, computador, comunicação, transporte e alojamento).

MEIOS:

Para a materialização do Projecto, em termos de recursos financeiros vão os proponentes submeter o seu financiamento à instituições públicas e privadas.

Em contrapartida propomos, através de um pacote que inclua a marca do patrocinador no inicio e na ficha técnica dos programas, e nas promoções dos mesmos, bem assim em cartazes, camisolas e convites reforçar a imagem institucional das marcas e/ou instituições públicas ou privadas que financiem ou patrocinem o presente projecto.

A produção e difusão dos conteúdos televisivos deste projecto serão asseguradas em regime de có-produção, em que a operadora de TV garante os meios técnicos (humanos e materiais) para a gravação e pós-produção dos programas bem assim a sua difusão em sinal aberto.

CRONOGRAMA:

Abril – Maio’2009
Elaboração do Projecto
Junho – Julho’2009
Criação da Equipa e Contactos c/TV’s
Setembro – Outubro
Montagem Financeira
18 Outubro
Estreia do Programa

CONTEÚDO PROGRAMA:

Com a duração de 45’. Emissão quinzenal, e difusão semanal. Dinâmico, ritmado e directo ao foco. O Programa será apresentado em locais públicos ou privados.

Cada edição abordará um tema voltado para a tradição cabo-verdiana; apresenta as iniciativas culturais e, desvenda a cultura nos bairros – percorrendo quase todos os géneros Jornalísticos.

Propomos realizar reportagens sobre o pulsar cultural do País; debater os assuntos que enformam os aspectos tradicionais e actuais da Cultura nacional; retratar os criadores e produtores; incentivar a critica e o comentário à actividade artística e cultural.

Haverá, ainda, a agenda cultural, com sugestões de lazer e entretenimento. Além disso o programa cobrirá actividades como conferências, lançamentos, feiras e ou mesmo festas de romaria e festivais.

Tratar-se-á, pois, de um programa do género jornalístico mas com um forte pendor educativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Estamos certos do quão ingrato e difícil seria procurar medir o acesso da população a cultura através dos Órgãos de Comunicação Social, porquanto, não há, ainda, indicadores estatísticos que nos favoreçam a análise ao foco.

Contudo, por um lado, é notório o fraco aproveitamento que os Média têm tirado da vasta oferta cultural que o País tem para o enriquecimento da programação que se lhes exige. Por outro lado é notável o esforço das operadoras privadas de TV em elevar a Cultura a patamares maiores.

Entretanto, para uma maior expressão das várias correntes de pensamento e criações sócio-culturais, bem assim a contínua procura pela diversidade sócio-cultural, torna-se premente a multiplicação de canais de difusão cultural.

Convém sublinhar, também – que num País em que a maioria da população está, ainda, arredada dos habituais círculos tradicionais de divulgação artística, cientifica e cultural; nem sempre os meios de Comunicação Social têm sabido ser o porta-voz das iniciativas populares.

Urge, pois, apostar em projectos inovadores e consequentes: fazer da informação cultural uma aposta de desenvolvimento, baseado em valores e meios que possibilitem o acesso ao desenvolvimento harmonioso do País.

Cabo Verde é um País que mexe e em cujo território a Cultura, nas suas mais diversas formas de expressão, tem por cá granjeado a morabeza de crianças, mulheres e homens que dela fazem não só deleite espiritual mas também ocupação social, profissional e mesmo de transmissão de valores que nos identificam como ser Cabo-verdiano.

AUTOR e RESPONSÁVEL:

O Projecto Cultura é da autoria e responsabilidade de Elisângelo Lopes Ramos: Elisângelo Ramos: Jornalista desde 1997. Formado em Jornalismo Radiofónico, televisivo e Imprensa Escrita.

É Editor de Cultura da Rádio de Cabo Verde e Produtor de Programas Culturais. Começou a actividade radiofónica na Rádio Nova – Emissora Cristã de Cabo Verde (1993) onde produziu e apresentou vários programas de índole cultural. Foi correspondente da Rádio Canal África de Joanesburgo (1998/99). Correspondeu com a Lusa, Agência Portuguesa de Notícias.

Foi colaborador da Agência Cabo-verdiana de Notícias, Inforpress (Santiago’2008). Tem colaboração em vários sites cabo-verdianos.

Durante a carreira jornalística tem frequentado vários cursos em audiovisual (rádio e tv), nomeadamente formação em “Cobertura Eleitoral” (Praia, 2006), “Género e Desenvolvimento” (Praia’2007), “Ambiente e Desenvolvimento” (Praia, 2008), “Animação Radiofónica” (Praia’2008), “Jornalismo Cultural” (Luanda’2009); para além de participação em vários seminários sobre temáticas diversas.

É formado em Produção Cinematográfica, Mindelo 1996. Participou em três filmes (O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, Black Dju e Fintar o Destino) rodados em Cabo Verde como assistente de produção.

Em dois como actor secundário. Cursado em Expressão Corporal e Vocal pelo Instituto Camões – Centro Cultural Português, Mindelo (1993/1996).
Foi membro do durante três anos do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (1993/96). É Fundador da Associação Artística e Cultural MINDELACT, Mindelo (1995). Foi có-fundador Associação “Nova Aurora Escrita” (Mindelo’1994).

Na década de 90 – em colaboração – com a Editora Sons d’África – lançou vários discos de músicos cabo-verdianos. Do seu percurso consta ainda a escrita de biografias de vários compositores da música cabo-verdiana.

EQUIPA:
O Projecto Cultura é desenvolvido por uma equipa de cinco profissionais de várias áreas da produção e do Jornalismo:

Nome:
Função
Formação
Elisângelo Ramos
Produtor
Jornalismo

Produtor-Executivo
Administração

Jornalista
Sociologia/Jornalismo

Adereços, Guarda-Roupa, maquiagem, anotações
Relações Públicas

Apresentação
Docência
Para além destes profissionais o Projecto terá a participação de profissionais da Televisão, na qualidade de có-produtora.

ORÇAMENTO (em regime de có-produção)

RUBRICA
HONORÁRIO
SUB – TOTAL
Produção
10×45
450.000.00
Produção-Executiva0
50 x 12 meses
650.000.00
Jornalismo
10×45
450.000.00
Apres./Locução

175.000.00
Adereços,Garda-roupa, maquiagem

185.000.00
Comunicações

130.000.00
Perdiam

140.000.00
Katering

75.000.00
Material Fotografico

45.000.00
Escritórios/Consumiveis

180.000.00
Consultoria

175.000.00
São: Tres Mil Contos e Oitenta Escudos

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